Horácio na mídia

18 de novembro de 2014 / Prefeitura de Sorocaba – Secretario do Meio Ambiente
Jardim Botânico de Sorocaba está com exposição sobre borboletas

A instalação artística é do argentino Horacio Gabriel Althabe e permanecerá no espaço até o dia 14 de dezembro

Quem for ao Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” já pode conferir a exposição “As borboletas estão chegando”, com diversas borboletas coloridas feitas de madeira e que estão espalhadas pelo parque. A instalação artística foi produzida pelo artista argentino Horacio Gabriel Althabe. No espaço, a população também pode conferir painéis educativos sobre o tema.

A materia completa esta na página:
http://www.sorocaba.sp.gov.br/noticias/jardim-botanico-de-sorocaba-esta-com-exposicao-sobre-borboletas?highlight=WyJqYXJkaW0iLCJib3RcdTAwZTJuaWNvIiwiXHUyMDFjaXJtXHUwMGUzb3MiLCJqYXJkaW0gYm90XHUwMGUybmljbyIsImphcmRpbSBib3RcdTAwZTJuaWNvIFx1MjAxY2lybVx1MDBlM29zIiwiYm90XHUwMGUybmljbyBcdTIwMWNpcm1cdTAwZTNvcyJd

http://meioambientesorocaba.com.br/V2/Pagina.aspx?pg=1&tp=N&Id=1957

9fc5e2a09509b5613281f31393bb0737_L


15 de novembro de 2014 / Jornal Cruzeiro do Sul

Jardim Botânico é ‘tomado’ por borboletas

Mais de mil borboletas coloridas tomaram o gramado e o Palacete de Vidro do Jardim Botânico Irmãos Villas Boas, em Sorocaba. Em vários tamanhos, fixadas no jardim, nas paredes de vidro ou a balançar, penduradas no teto, as peças compõem a exposição “As borboletas estão chegando”, do artista argentino Horacio Althabe. A mostra foi inaugurada neste sábado e pode ser visitada até 14 de dezembro, de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada franca. O parque fica na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jd. Dois Corações. A organização é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

A materia completa esta na página:
http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/580939/jardim-botanico-e-tomado-por-borboletas

164030_1


15 de novembro de 2014 / G1 Globo.com – TV Tem Sorocaba

Jardim botânico de Sorocaba recebe exposição e palestra sobre borboletas

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, em Sorocaba (SP), recebe a partir deste sábado (15) a exposição “As borboletas estão chegando”, do artista argentino Horacio Gabriel Althabe. O público pode visitar a mostra até o dia 14 de dezembro. No local também estarão expostos painéis educativos sobre o tema.

Segundo o artista, as borboletas despertam a curiosidade e admiração pela beleza e seu voo, além de receberem simbologias em diferentes culturas. Sob essa perspectiva, Althabe desenvolveu uma instalação colorida e original, espalhada por todo o jardim botânico, que homenageia esses insetos.

A materia completa esta na página:
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/11/jardim-botanico-de-sorocaba-recebe-exposicao-e-palestra-sobre-borboletas.html


12 de novembro de 2014 / Prefeitura de Sorocaba – Secretaria do Meio Ambiente 

Jardim Botânico sediará uma exposição sobre borboletas a partir de sábado

A instalação artística é do artista argentino Horacio Gabriel Althabe

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), promoverá a partir deste sábado (15), às 10h, a exposição “As borboletas estão chegando”, do artista argentino Horacio Gabriel Althabe. A população poderá conferir a mostra até o dia 14 de dezembro, de terça a domingo, das 9h às 17h, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. A entrada é gratuita.

Dentre todos os insetos, a borboleta desperta grande curiosidade e admiração pela sua beleza e seu vôo, povoando o imaginário do homem há milênios, adquirindo grande simbologia em diferentes culturas. Em geral, as borboletas de cores claras prenunciam notícias felizes, de chegada de parentes ou pessoas amadas, ou de fortuna. Uma mesma palavra grega, psiké, define ao mesmo tempo borboleta, espírito e alma. Também simbolizam transformação, frivolidade, fugacidade e liberdade.

A materia completa esta na página:
http://www.sorocaba.sp.gov.br/noticias/jardim-botanico-sediara-uma-exposicao-sobre-borboletas-a-partir-de-sabado

http://meioambientesorocaba.com.br/V2/Pagina.aspx?pg=1&tp=N&Id=1944

foto_borboletas_artistahoracio


12 de novembro de 2014 / Jornal Ipanema de Sorocaba

Jardim Botânico sedia exposição sobre borboletas

Os moradores de Sorocaba e região podem conferir gratuitamente a exposição “As borboletas estão chegando”, do artista argentino Horácio Gabriel Althabe. A mostra vai estar até o dia 14 de dezembro, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.

Dentre todos os insetos, a borboleta desperta grande curiosidade e admiração pela sua beleza e seu vôo, povoando o imaginário do homem há milênios, adquirindo grande simbologia em diferentes culturas. Em geral, as borboletas de cores claras prenunciam notícias felizes, de chegada de parentes ou pessoas amadas, ou de fortuna. Uma mesma palavra grega, psiké, define ao mesmo tempo borboleta, espírito e alma. Também simbolizam transformação, frivolidade, fugacidade e liberdade.

A materia completa esta na página:
http://www.jornalipanema.com.br/noticias/sorocaba/54303-jardim-botanico-sedia-exposicao-sobre-borboletas

 

Agosto de 2014 / Revista: Tempos&Movimentos
Arte interativa de Horacio Althabe

A interatividade que as obras de Horacio Althabe oferecem é o ponto alto da sua criação. O artista aposta na intervenção das pessoas para compor cenários nos quadros.
Este diferencial chamou atenção da equipe da T&M.
Horacio Althabe nos apresentou o seu acervo da exposição “Tributo a Natureza”, que hoje conta com 120 árvores,100 folhas costela de adão, 500 borboletas, 8 quadros e 4 esculturas. Em todas as peças as pessoas podem mexer, interferir e criar a sua própria arte.  Cada obra também pode ser vista como um módulo único que pode ser usado de diversas formas.

Esta possíbilidade nos levou até a cenografia dos eventos… Imaginamos a participação dos convidados no cenário. Cada um com o seu gosto pessoal, estado de humor e até inspiração terá em suas mãos o poder de mudar, criar e brincar com a ambientação do evento!

A materia completa esta na página:
http://www.temposemovimentos.com.br/noticia/arte-interativa-de-horacio-althabe-3803

Exposição: Tributo a Natureza.


Julho de 2013 / Revista: HABITARE – Sorocaba – Brasil
Arte Interativa – Um Novo Conceito: A Obra Aberta

Artista permite que o espectador interfira em seus quadros esculturais, de acordo com seu momento e estado de ânimo, de forma dinâmica, lúdica e inspiradora.
O artista plástico Horácio Gabriel Althabe, argentino de natureza e brasileiro de coração, traz em suas obras a delicadeza das formas, cores vibrantes e volumes que saltam aos olhos, permitindo ao espectador participar de sua realização, não simplesmente como intérprete ou receptor, mas de forma lúdica, conceito este bem próximo à filosofia de Bauhaus. Assim, a arte interativa aparece como uma das mais inovadoras manifestações da arte contemporânea.
Como exemplo, aqui apresentamos a obra “El Verbo es Acción”, no centro de convivência da UNDAD – Universidad Nacional de Avellaneda, em Buenos Aires-Argentina, em 4 movimentos: “Llegando”, indicando a primeira etapa da universidade; “Aprendiendo”, indicando o crescimento do aluno; “Floreciendo”, já em fase mais amadurecida; e “Soñando”, quando já estão prontos pra bater asas, realizando os seus sonhos!

http://www.revistahabitare.com.br/materias-em-destaque/arte-interativa-r-um-novo-conceito-a-obra-aberta/302

Obra: “El Verbo es Acción” – Universidad Nacional de Avellaneda – Buenos Aires – Argentina

 

Dezembro de 2013 – Buenos Aires – Argentina
Lançamento do livro: VIII Anuário de Arte Argentino com Artistas Latinoamericanos

Teve lugar no prédio da Cancilleria de la República Argentina a apresentação do VIII Anuário de Arte Argentino com a participação de artistas latino-americanos de Brasil, Uruguai, Chile e México.


Dezembro de 2011 – Buenos Aires – Argentina
Lançamento do livro: VI Anuário de Arte Argentino com Artistas Latinoamericanos

Teve lugar no prédio da Cancilleria de la República Argentina a apresentação do VI Anuário de Arte Argentino com a participação de artistas latino-americanos de Brasil, Uruguai, Chile e México.


Novembro de 2010 – Buenos Aires – Argentina
Lançamento do livro: V Edición del Anuario de Arte Argentino con artistas latinoamericanos
Dedicado ao Bicentenario da Argentina, nele estão presentes artistas de Argentina, Chile, Brasil e México.
O evento teve lugar no Salón Dorado “Hipólito Irigoyen” da Legislatura da Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Nesse ato se declarou de “Interés Cultural de la Ciudad” o livro “5° Anuario de Arte Argentino”

 

Julho de 2010 – Buenos Aires – Argentina
ARTECLASICA10 – 7ma. Feria de Arte Moderno y Contemporâneo

 

2010 – Buenos Aires – Argentina
Livro: El Presente Del Arte Argentino – Galería de Bellas Artes

 

2010 – Buenos Aires – Argentina
Livro: 85 años en el Arte – Sociedad Argentina de Artistas Plásticos
Em Comemoração do 85° Aniversario da criação da Instituição  

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s